O papel das metodologias ágeis no atual momento do trabalho no mundo

Negócio vetor criado por freepik - br.freepik.com
O mundo está vivendo uma reviravolta inédita na idade contemporânea. Estamos vivendo uma pandemia global que em questão de semanas revolucionou a forma como o trabalho é feito na maioria esmagadora das empresas.

O home office não é novidade. Ele vem acontecendo cada vez mais nas empresas há algum tempo. Mas nunca massivamente como estamos vendo agora.

A grande verdade é que muitas foram obrigadas, devido ao coronavírus a permitir que parte (ou até mesmo todos) dos funcionários trabalhe de casa.

Não é um post político e não vou entrar aqui no mérito das profissões que não têm esse privilégio, quero apenas analisar como essa nova realidade têm se beneficiado do advento das metodologias ágeis e principalmente do Scrum.

Mandar os funcionários para casa não é só decidir. Tem muita coisa envolvida. E nem estou falando só de responsabilidade de manter a rotina de trabalho e os horários respeitados, estou falando de toda a infraestrutura envolvida em ter alguém conectado à rede da empresa através da sua própria casa e sua própria internet.

Infraestrutura de lado, precisamos também de uma metodologia bem definida para esse trabalho dar certo. A maioria das empresas não seguem nenhum tipo de metodologia, nesse sentido as empresas ditas "tech" estão anos luz na frente das outras. A gente já usa metodologias (a grande maioria ágeis) diariamente no nosso dia a dia.

Vou listar abaixo os principais problemas que o home office pode causar e a partir daí, sobre como resolvemos essas questões:

- Baixa produtividade;
- Queda no engajamento da equipe;
- Falta de alinhamento das atividades a serem desenvolvidas;
- Horários desconexos entre os colaboradores;
- Dificuldade em enxergar o todo;

Esses são apenas alguns problemas enfrentados por quem trabalha de casa. Já lidei com todos eles e tenho alguma facilidade em identificar e mitigar, já que trabalho com equipes geograficamente distribuídas há bastante tempo.

A baixa produtividade se dá normalmente como um conjunto de todas as outras. É difícil manter uma equipe engajada e alinhada se você não tem a oportunidade do olho no olho diário quando se está sentado lado a lado.

Aí a metodologia que nos ensina a fazer reuniões curtas e diárias entra. A famosa Daily Scrum meeting.

É uma reunião de 15 minutos que visa entender o que foi feito por cada membro no dia anterior, o que será feito no dia atual e se há algo bloqueando o desenvolvimento do trabalho. Nela todos devem ter seu tempo de falar e interagir. Isso vai garantir que o time continue alinhado e engajado mesmo não estando fisicamente no mesmo espaço.

Os horários precisam ser alinhados. O ideal é manter os mesmos horários de quando se trabalhava no prédio físico, se cada um almoçar num horário aleatório por exemplo, é possível que haja problemas quando um colaborador tiver que esperar pelo trabalho do outro ser concluído. O ideal é que sejam realizadas reuniões via video conferência quando esse tipo de problema acontecer. 

Sim, eu sei que a gente precisa evitar reuniões desnecessárias, até mesmo porque temos trabalho a ser feito e muita reunião sem motivo só atrapalha, mas certas decisões precisam ser tomadas olhando no olho e se comunicando verbal e não-verbal com o colaborador e nesse caso apenas a vídeo chamada vai possibilitar. Mas tenha em mente que as reuniões devem ser curtas e objetivas.

Para facilitar o time enxergar o todo do trabalho que está sendo feito, a gente pode se utilizar de ferramentas que ganharam notoriedade com o advento do Scrum, como Trello, Slack, Github, Mindmup, Mural. Todas elas, ferramentas onde cada membro do time pode interagir e todos podem ver a evolução do trabalho conforme ele é feito, inclusive seus bloqueios e em tempo real.

Acima, temos apenas algumas dicas, o universo das metodologias ágeis é enorme e eu acredito que aproveitando a situação e o fato de que o mundo como conhecíamos antes do coronavírus não vai mais existir, esse é o momento perfeito para aprender mais sobre o universo ágil. 

Você pode começar pequeno, garantindo que seu time converse todos os dias, que possam ter a oportunidade de alguns minutos para descontrair e partindo daí, você pode aos poucos ir implementando outras fases, como uma ferramenta por vez para garantir que a sua empresa se beneficie desse momento e saia dele melhor estruturada e moderna.

Pretendo nos próximos posts, falar um pouco sobre cada uma dessas ferramentas que acho incríveis no trabalho ágil. Esse post tem o intuito de abrir os olhos para o novo e de fazer enxergar que apesar do momento difícil que estamos vivendo, é possível sair dele com algo positivo. Algumas empresas foram forçadas a modernizar-se e eu acredito que durante os próximos meses irão entender que o caminho para o futuro é algo bom embora um pouco assustador no começo.

Espero que essa breve leitura tenha sido útil de alguma forma e coloco-me à disposição para ajudar quem esteja vivendo as dificuldades de entender como fazer um bom trabalho nessa mudança radical de paradigma.

Fiquem seguros e até a nossa próxima conversa. #ficaemcasa

Comentários