Design Thinking - Eu e meu aprendizado sobre o assunto

Imagem real de um dos artefatos que desenvolvemos durante o curso :)


Recentemente eu fui convidada a participar de um treinamento de Design Thinking. Confesso que eu não fazia ideia do que era. Sinceramente mesmo.

Optei por não pesquisar antes do curso para não criar nenhum pré-conceito (no bom sentido da palavra, de conceito pré-definido sem nenhuma base para justificá-lo) e foi muito bom, pois minha mente era uma página em branco para absorver o conteúdo sem nenhum conflito com conhecimentos anteriores.

Saí de lá encantada com a capacidade que o DT tem de ajudar as pessoas a convergir no mesmo objetivo, por mais complexo e diverso que ele seja.

O Design Thinking aborda uma das principais premissas que eu defendo para o desenvolvimento de novas tecnologias, que é analisar o problema e ter certeza de que aquele problema realmente existe e de que a solução a ser desenvolvida para resolvê-lo trará de fato algum resultado de valor para o cliente (seja ele interno, externo, quem for).

Sabe aquela história de criar um problema onde não existe somente para resolvê-lo? Pois é, o design thinking te ajuda a investir tempo e esforço somente em projetos de real valor, te ajuda a enxergar desde o início o que é ou não legal e aderente ao mercado em que você e sua organização estão inseridos.

O Design Thinking nada mais é, de acordo com o entendimento que tive durante os vários dias de treinamento, a aplicação de um conjunto de métodos (artefatos) para identificar, entender, prototipar e testar uma solução.

É muito legal desenvolver cada fase e perceber ao longo do processo o que é ou não importante, relevante e necessário. É incrível descobrir onde você deve ou não gastar seu tempo e sua energia (e horas da sua equipe). É preciso ter ideia antecipada de que seu projeto é ou não algo com valor real.

Não vou ficar aqui falando sobre a teoria do Design Thinking porque você pode encontrar muito conteúdo espalhado pela internet, vários cursos gratuitos em instituições realmente conceituadas no assunto, no final do post deixo alguns links para quem quiser saber mais sobre o assunto.

Enfim, o que eu realmente queria falar é que, hoje em dia, no mar de projetos e soluções que passam pela nossa vida o tempo todo numa velocidade alucinante, entender e conseguir meios para produzir algo que realmente faz a diferença na vida das pessoas e gera lucro (Claro! Nada de confundir empatia com piedade) é o segredo do sucesso de qualquer organização. Economizar tempo e focar no que é de fato imprescindível é ouro.

Se você ainda não conhece nada do assunto, recomendo fortemente que busque saber mais, que se informe, você não vai se arrepender.

Um agradecimento especial ao Rodrigo Giaffredo (IBM) que foi meu mentor ao longo desse processo de descoberta.

Conforme prometido, links para você estudar o assunto:


Introdução ao Design Thinking na Edx: https://www.edx.org/course/introduction-to-design-thinking-1

Existe muito mais material na Internet, mas esses dois são os que mais gostei.

Até a próxima!

Comentários